Campi da UESPI recebem móveis e equipamentos de informática

Compartilhe: wapp

uespipar2016 foi um ano de investimentos em equipamentos e mobiliário, em todos os campi da UESPI. No total, foram investidos cinco milhões de reais em materiais permanentes, equipamentos de informática e laboratórios nos campi da Universidade Estadual do Piauí, com recursos advindos da operação de crédito do banco mundial, através da aplicação de investimentos do Governo do Estado na instituição.

Cem computadores, sessenta notebooks, cem projetores multimídia, quarenta e cinco impressoras, além de material de laboratório e mobiliários foram entregues em todos os campi da UESPI pela administração superior, nos meses de agosto e setembro. Atualmente, todas as salas do campus Poeta Torquato Neto, campus Clóvis Moura, e dos campi de Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos e Uruçuí, estão equipadas com novas mesas e carteiras universitárias.

Segundo a diretora do Departamento de Manutenção e Serviços Gerais da UESPI, Marilene Meneses, mais 3.500 carteiras e mobiliários foram compradas para os campi do interior, mas ainda estão em fase de licitação ou de entrega por parte das empresas. “Mais de 3.000 milhões já foram investidos em materiais que foram entregues aos campi. O restante do recurso de 5 milhões, que ainda falta já está todo empenhado em processos licitatórios”, afirma.

Entregas de equipamentos

As entregas iniciaram em agosto. O primeiro campus foi o de Picos, que recebeu 12 gabinetes, cinco projetores, cinco notebooks, cinco impressoras e 12 monitores. Em seguida, Campo Maior, Piripiri e Parnaíba foram contemplados com materiais de informática, climatizadores e novos mobiliários.

No campus Torquato Neto, o Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), recebeu 28 computadores de mesa e quatro projetores data show. Para o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) foram destinados 10 computadores, oito notebooks, cinco impressoras e oito projetores data show. O Centro de Ciências da Educação, Comunicação e Artes (CCECA) recebeu, no total, 12 computadores e duas impressoras.

Já o Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) recebeu 23 computadores, quatro projetores, dois notebooks e duas impressoras. Para o Centro de Ciências da Natura (CCN) foram cinco data-shows, 5 notebooks, 5 impressores, 20 computadores. O Centro de Ciências da Saúde(CCS) recebeu cinco notebooks, oito data-shows e 20 computadores. A última entrega do campus foi para o Núcleo de Pós-Graduação (NPG) que recebeu computadores, monitores e projetores de vídeo, totalizando 20 itens,

Mobílias e equipamentos também foram entregues no campus Clóvis Moura, em Teresina, e nos campi de Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Uruçuí e Corrente. De acordo com o reitor, Nouga Cardoso, essa melhorias foram conseguidas pela UESPI, em diálogo com o Governo do Estado, com o apoio da comunidade acadêmica.

“Esta é uma política em curso, mas muito já pôde ser feito nos últimos seis meses. A busca de melhorias em questões de estruturas e demais ações é constante em nossa gestão”, declara. Para ele, a universidade é uma instituição em construção. “Muito ainda precisa ser feito para que a UESPI tenha melhores condições de formação de pessoas”, comenta.

Emendas parlamentares em 2016

No ano passado, a UESPI conquistou várias emendas parlamentares para aquisição de equipamentos permanentes e mobiliários. O campus Clóvis Moura recebeu do deputado Luciano Nunes (PSDB) a emenda no valor de cem mil reais para compra de cadeiras universitárias, armários e mobiliário para escritório. O campus também recebeu emenda do deputado Aluísio Martins(PT), no valor de cinquenta mil reais, para aquisição de equipamentos. Aluísio Martins também designou cento e dois mil reais para o campus de Campo Maior.

A deputada Flora Isabel (PT) destinou sessenta mil reais para aquisição de equipamentos do laboratório de Imunobiologia, do CCS. O deputado Hélio Leite destinou cem mil reais para climatização do Campus de Parnaíba. O CTU recebeu cinquenta mil reais para aquisição de equipamentos, através de emenda do deputado Severo Eulálio (PMDB). O Campus de Uruçuí recebeu cinquenta mil reais em emendas do deputado José Santana (PMDB), enquanto o campus de Piripiri consegui cem mil reais para aquisição de equipamentos, através de emenda do deputado Marden Meneses (PSDB).

Em novembro de 2016, o reitor da UESPI, Nouga Cardoso e o Pró-reitor de Planejamento e Finanças (Proplan), Paulo Henrique Pinheiro, visitaram os parlamentares do Piauí, em Brasília, para apresentar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que calcula o orçamento da IES para os próximos cinco anos. Em diálogo com senadores e deputados federais, a Administração Superior captou dois milhões de reais em emendas parlamentares, para investimento em projetos e aquisição de materiais permanentes. Os recursos adquiridos serão utilizados entre 2017 e 2021, período de execução do PDI.

Fonte: CCOM